Nesta página, você encontrará exemplos de diretrizes de estilo e notas sobre o uso de elementos. O primeiro exemplo tem um visual mais moderno, com cantos arredondados e cor azul primária. O segundo exemplo tem um visual mais clássico, com bordas retangulares e cor verde primária, mais vibrante e adequada para destacar a identidade de uma marca.
Style Guide 1
Neste exemplo, os botões foram criados considerando diferentes cenários. Todas as variantes possuem os estados: ativo, hover e desativado. Este formato segue as recomendações do Material Design 3, da Google.
As opções de seleção ao lado são componentizadas e prototipadas para serem responsivas, incluindo efeitos de hover. As chaves são comumente usados para habilitar novos campos e possuem estados de: ativo, hover e desativado, tanto para switches habilitados quanto desabilitados.
Esses cards, criados de acordo com o modelo Material Design, são utilizados na interação social entre usuários do aplicativo. O modelo superior apresenta título, corpo e identificação do autor. O modelo inferior inclui também a implementação de uma imagem.
Para manter a consistência na identidade visual do produto, os cartões devem seguir os mesmos parâmetros de bordas, sombras e contornos dos demais elementos presentes no Guia de Estilo.
O esquema de cores é essencial para a identidade do produto, portanto, idealmente, devemos ter cores suficientes para criar uma aparência interessante sem se tornar confuso ou perder sua identidade.
No exemplo ao lado, trabalhamos com cores primárias e secundárias, além de cores para estados específicos, como sucesso, alerta, erro, neutro, preto e branco. Essa paleta equilibrada garante uma experiência visual clara e coerente.
A tipografia em exemplo oferece opções de texto suficientes para organizar dinamicamente o conteúdo da página de forma hierárquica, sem se tornar muito variada. A fonte escolhida é Noto Sans, do Google, garantindo legibilidade fácil.
Os títulos grandes são em negrito semi-italico e os títulos em médio, para criar ênfase e hierarquia.
As labels são frequentemente utilizadas na plataforma, tanto para mecanismos de busca e outros filtros quanto em campos de questionários.
Como parte do sistema e do guia de estilo, as labels também seguem as fontes, cores, curvaturas e espaçamentos definidos, garantindo consistência visual.
Esse menu pode ser utilizado com ou sem ícones. É responsivo e componentizado para manter a mesma estrutura em toda a plataforma. Ele oferece diversas opções ao usuário sem poluir a tela, pois são exibidas apenas ao clicar em um botão, geralmente um botão com três pontos.
A sombra também é parametrizada em todo o sistema. A sombra ao lado é utilizada para cartões e objetos dentro do corpo principal da página.
Esses são os principais ícones utilizados no aplicativo. Embora seja possível expandir essa seleção, manter um conjunto com apenas os ícones essenciais ajuda a manter a imagem do sistema uniforme, promovendo coerência visual e facilitando a navegação.
Esse esquema de alerta simples foi criado para ser exibido na parte inferior da tela após o usuário realizar uma ação, fornecendo feedback claro e discreto.
Style Guide 2
Este exemplo demonstra o uso de variações para criar um sistema de botões, incluindo estados ativo, hover e desabilitado. Os botões também são prototipados para criar uma interação imersiva.
O uso de breadcrumbs é para navegação entre as páginas de um fluxo.
É recomendável parametrizar sombras para objetos semelhantes. Por exemplo: cartões, imagens, botões, etc.
Esse menu pode ser implementado estrategicamente para oferecer múltiplas ações/opções ao usuário, mantendo a tela limpa, pois só é exibido após clicar em um botão específico. Ele funciona bem com um botão de três pontos.
As labels são comumente utilizadas em diversas plataformas e para vários propósitos. No exemplo ao lado, temos labels de texto, seleção única, seleção múltipla, busca e data.
Quando prototipados, esses componentes criam uma experiência interativa e fazem uma diferença significativa na imersão do usuário durante os testes de produto.
Essa tipografia foi criada com situações específicas em mente, e cada tamanho e estilo de fonte é utilizado com um propósito. Uma tipografia com apenas opções essenciais cria mais fluidez no design e torna o aplicativo mais uniforme.
Esse gráfico demonstra a combinação de diversos elementos do Guia de Estilo, como cores, tipografia, iconografia, espaçamento, etc. A padronização do estilo das tabelas ajuda a criar uma imagem uniforme em toda a plataforma, já que são frequentemente utilizadas e servem a vários propósitos.
Para garantir a uniformidade e identidade da marca ao longo do produto, é necessário seguir um esquema de cores. No exemplo ao lado, temos as cores primárias primeiro, seguidas das cores secundárias, alerta, perigo, sucesso, informações, uma cor padrão para o fundo e, finalmente, preto e branco.